Festejos juninos exigem atenção redobrada para o risco de queimaduras
Métodos e produtos de alta tecnologia agilizam recuperação de pacientes
Durante as festas juninas, a quantidade de pessoas que entra nas emergências com queimaduras tende a aumentar. O manuseio errado de fogos de artifício e fogueiras é uma das principais causas que podem levar a acidentes durante esse período festivo, por isso é preciso ficar atento, especialmente com as crianças, sobre o manuseio desses fogos.
Em média, 500 pessoas são internadas por ano no Brasil em função do manuseio inadequado dos fogos de artifício, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre 2008 e 2016, foram registradas 4,5 mil internações no país por esse motivo. E um terço das internações acontece justamente entre os meses de maio a julho, o que coincide com o período junino.
Ila Bahiense, enfermeira responsável pelo ambulatório de tratamento de feridas Cicatrimed, braço de atuação da Assiste Vida, explica que, uma vez que o acidente já aconteceu, as receitas caseiras que buscam auxiliar no processo de cicatrização de ferimentos devem ser evitadas, pois podem causar irritação ou alergia, podendo além de infecções no local da queimadura que já está sensibilizado, agravando o quadro”, conta.
Importância de um bom curativo
O ideal para uma boa recuperação é gerenciar a causa e indicar a cobertura ideal para cada lesão. Ila explica que existem curativos especializados para queimaduras, indicados a partir de uma avaliação profissional. “Entre eles, estão os com coberturas especiais com antimicrobianos com prata e PHMB, que atuam de forma profilática evitando a infecção, espumas de poliuretano com silicone, que proporcionam conforto e redução da dor no local e a placa de hidrogel, que fornece conforto e redução da temperatura local, defende.
Esse tipo de curativo melhora o bem-estar do paciente, além de diminuir o tempo de cicatrização. O ambulatório de tratamento de feridas Cicatrimed fica na sede da Assiste Vida, localizada no Horto Bela Vista, em Salvador. Os pacientes interessados no serviço podem entrar em contato por telefone e fazer o agendamento de uma avaliação inicial gratuita.
Cicatrimed | Funcionamento no São João
23/06 (sexta-feira): Até 12:00
24/06 (sabádo): Fechado
25/06 (doming): Fechado