Atendimento a pacientes e familiares 24h:
0800 400 4550
Redes Sociais

Blog

Artigo

Reabilitação pós-COVID: O papel da fisioterapia.

Por Lorena Leite

 

A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-COV-2, de elevada transmissibilidade e com alto potencial de gravidade. Atualmente no Brasil foram detectados cerca de 20,4 milhões de casos, sendo que mais de 569 mil evoluíram para óbito.

Na Bahia, foram notificados cerca de 1,21 milhões de casos desde o início da pandemia, e confirmados mais de 26 mil óbitos até a data deste levantamento. 

 

A maioria das pessoas apresentam sintomatologia leve sem necessidade de internamento. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Quando surgem sintomas mais graves como dificuldade de respirar ou dor no peito, o paciente deve procurar por atendimento médico. Devido ao processo inflamatório que pode se estender para os pulmões, o paciente pode acabar desenvolvendo pneumonia, uma das principais causas de internamento. Muitas vezes a intervenção com o uso de oxigenoterapia, ventilação mecânica invasiva ou não invasiva, são medidas necessárias para garantir a vida 

 

Muitos pacientes mesmo após apresentarem sintomas leves, podem apresentar sequelas do pós-COVID. Alguns relatos como “dificuldade de respirar” e “dificuldade em realizar atividades simples do cotidiano” podem estar presentes em pacientes que desenvolvem uma espécie de “cicatriz” no pulmão (conhecida como fibrose). Em pacientes que permaneceram acamados por algum tempo, é comum o relato de fraqueza devido a perda de massa muscular.

 

Devido a isso, o programa de reabilitação com a fisioterapia é importante para promover a reabilitação física, traçando um plano individualizado para cada paciente e suas limitações, buscando devolver a independência para realizar suas atividades diárias. Não menos importante, a Fisioterapia Respiratória necessita estar associada nestes pacientes, uma vez que muitos deles saem do internamento ainda dependentes de oxigênio por dia ou meses. A reabilitação cardiopulmonar contribui na melhora da sensação de falta de ar e ganho de resistência para a execução das atividades do dia a dia.

 

Na Assiste Vida possuímos o Pacote Covid que conta com profissionais capacitados para tratar de pacientes infectados pelo vírus, assim como prestar suporte na reabilitação após a doença. 

Saiba mais: encurtador.com.br/ahrEU


plugins premium WordPress