Atendimento a pacientes e familiares 24h:
0800 400 4550
Redes Sociais

Blog

Notícias

Mutirão Virtual de Educação em Saúde para os pacientes com Restrição de Mobilidade

Por: Tarcyo Bonfim com participação de Rafael Lima Sobrinho, Ana Paula Gonzaga, Antônia Iêda Lomes, Juliana Brandão, Michele do Espírito Santo, Vanessa Costa e Rosângela de Melo.
No dia 13 de março de 2021 a comunidade de Itabuna vai testemunhar um evento inédito na região. Será realizado o primeiro Mutirão Virtual de Saúde que tem por objetivo realizar educação em saúde para os pacientes com restrição de mobilidade seus familiares e cuidadores. Este evento é promovido pela Secretaria de Saúde de Itabuna e tem como parceria a Assiste Vida, a Unimed Itabuna e o Plansul.
Um dos temas abordados será a lesão por pressão (LP) que é uma ferida na pele causada pela interrupção da circulação em pacientes que não possuem a autonomia da mudança da sua posição na cama. Os pacientes acometidos sofrem alterações clínicas e danos funcionais importantes, havendo também aumento da dor e perigo de infecções graves, o que está sujeito a gerar internações prolongadas. No domicílio, o cuidador, seja ele familiar ou profissional contratado, tem papel fundamental na efetivação das ações preventivas. Ações essas que serão abordadas com detalhes no Mutirão de Saúde.
Alguns pacientes com restrição de mobilidade precisam se alimentar através de dispositivos colocados no nariz ou diretamente na barriga. Existirá uma palestra que abordará essa temática. O intuito é ajudar familiares e cuidadores a compreender o que é nutrição enteral, como se administra, os cuidados necessários e como atuar diante de algumas situações especiais. Uma vez que a nutrição enteral é uma forma alternativa de alimentação e se dá quando o paciente não tem condições de se alimentar por via oral, passando a se alimentar por sonda nasoenteral ou ostomias (gastrostomia ou jejunostomia). A dieta enteral (caseira ou industrializada) pode ser administrada por seringa ou equipo, seguindo os critérios higiênicos adequados desde o preparo até o armazenamento da dieta. É de suma importância que a dieta enteral atenda as necessidades nutricionais do paciente de forma individualizada. Essa será uma oportunidade que muitos cuidadores terão de aprender mais a respeito do assunto.
Os pacientes com restrição de mobilidade precisam de alguns cuidados especiais que favoreçam sua mobilidade na cama e sua transferência para cadeiras ou poltronas. Existem manobras que exigem técnicas adequadas visando evitar complicações e acidentes. Além disso, exercícios simples de mobilidade e respiratórios podem ser ensinados ao próprio paciente ou cuidador e serem realizados com praticidade no domicílio. Esse é um assunto extremamente relevante e também será abordado neste Mutirão.
A despeito do avanço das tecnologias médicas, muitas doenças não são curáveis nem controláveis. Doenças crônicas, progressivas, incuráveis, são a causa mais importante de incapacidade, angústia, sofrimento e morte. Doenças desse tipo em geral ocorrem no final da idade adulta e na velhice, mas podem ocorrer em qualquer idade. Quando a cura não é possível, aliviar o sofrimento é o objetivo central, permitindo que a pessoa e sua família possam usufruir com dignidade até o último dia da vida. Este o propósito do Cuidado Paliativo, outro tema que não poderia faltar no primeiro mutirão virtual de saúde.
Todos esses temas foram escolhidos com o propósito de levar a população de forma simples e prática o que há de mais relevante no cuidado do paciente acamado. Essa é uma iniciativa proporcionada por quem mais entende do assunto na região. Parceiros se uniram com esse propósito de levar mais saúde e qualidade de vida a uma população que às vezes não é lembrada pelas políticas públicas. Uma iniciativa que imaginamos ter vindo para ficar.