Atendimento a pacientes e familiares 24h:
0800 400 4550
Redes Sociais

Blog

Notícias

FALANDO SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS

 
Cuidados Paliativos são um conjunto de iniciativas que têm como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida de uma pessoa doente e sem probabilidade de cura, assim como dos seus familiares. São medidas que preservam a dignidade humana e aliviam o sofrimento diante de uma doença que pode pôr fim à vida.
Desde 2004, quando foi criada a Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o tema ganhou amplitude e, cada vez mais, é motivo de debates e estudos crescentes no meio médico. O aumento de dados demográficos e epidemiológicos demonstram o crescimento de doenças crônico-degenerativas na população idosa. Contudo, a abordagem paliativa ainda não é um procedimento habitual instituído por hospitais e instituições de saúde.
Atenta a esta realidade e à oportunidade de assistência cuidadosa aos pacientes com doenças incuráveis em fase avançada e aos seus familiares, foi instituída a Comissão de Cuidados Paliativos da Assiste Vida. O grupo vem tecendo medidas educativas não apenas com a sua equipe técnica, mas também junto aos cuidadores dos seus pacientes e profissionais que atuam no segmento de Atenção Domiciliar. “Quando o paciente possui uma doença que não pode ser curada, direcionamos o foco para amenizar o sofrimento e controlar os sintomas, oferecendo todos os cuidados e suporte possível. Desta forma, promovemos o bem estar de diferentes maneiras, tanto para o paciente como para os familiares, não apenas tecnicamente mas também emocionalmente.”, relata Tatiana Maíta, membro da Comissão de Cuidados Paliativos da Assiste Vida.
A promoção deste tema esclarece para um número cada vez maior de pessoas o que são Cuidados Paliativos e oferece uma oportunidade ímpar de conforto e bem estar físico e emocional para famílias e pessoas com risco de vida, preservando-a com qualidade pelo maior tempo possível.