Atendimento a pacientes e familiares 24h:
0800 400 4550
Redes Sociais

Blog

Notícias

CURSO DE CUIDADORES: CUIDAR É BOM!

 
Pensando no aprimoramento das técnicas do cuidado com o outro e consigo mesmo, a Assiste Vida lançou o “Curso de Aprimoramento para Cuidadores de Pacientes sob Atenção Domiciliar”, direcionado às pessoas que cuidam dos pacientes, sejam eles familiares ou profissionais contratados.
Criado em 2016 a partir da observação e da experiência prática nos domicílios, o curso acontece durante 4 dias totalizando 16h de duração, é composto por temas cuidadosamente escolhidos após pesquisa de opinião previamente realizada com os cuidadores, tais como: Auto Cuidado, Responsabilidades do Cuidador, Prevenção de Lesões de Pele, Nutrição, Ergonomia – como manipular o paciente e ter cuidado com o próprio corpo sem a sobrecarga do peso do paciente, Cuidando das suas Emoções, dentre outros. As aulas são ministradas com simulações práticas reais e abordam questões técnicas, comportamentais e emocionais, embasadas no conceito de cuidar de quem cuida: “O nosso objetivo é capacitar adequadamente o cuidador, esclarecendo as dúvidas, corrigindo as falhas mais comuns e diferenciando as atividades que devem ser realizadas pelo técnico de enfermagem e pelo cuidador. Trata-se de uma iniciativa que esclarece os papéis e estimula o envolvimento da família, proporcionando melhor qualidade de vida tanto para o paciente como para o cuidador.”, afirma Itana Costa, Gerente Assistencial da empresa e idealizadora do projeto.
O Curso de Cuidadores é uma iniciativa anual e inteiramente gratuita, oferecida pela Assiste Vida aos cuidadores dos seus pacientes. A sua segunda edição capacitou 14 pessoas no último mês de junho e alcançou índice de 100% de satisfação dos presentes. Nos últimos anos, a Assiste Vida vem otimizando e compartilhando a sua vivência prática em Atenção Domiciliar através de iniciativas como esta. Neste sentido, também em 2016, foi premida com o primeiro lugar no Simpósio Nacional de Atenção Domiciliar – SIBRAD, SP/ 2016, com a publicação do artigo cientifico “Relato de Experiência – Percepção de sobrecarga e presença de sintomas osteomusculares em cuidadores de pacientes em paliação sob assistência domiciliar “, de autoria principal de Tatiana Maita, Coordenadora Assistencial da empresa.

“Espero que vocês possam prosseguir com esse curso, pois é muito importante para os cuidadores esse conhecimento que vocês passaram. É um prazer ter feito parte desses 4 sábados dessa equipe que é Assiste Vida. Parabéns!”