Atendimento a pacientes e familiares 24h:
0800 400 4550
Redes Sociais

Blog

Notícias

DEPRESSÃO É TEMA DE DEBATE PARA A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS)

Em nível mundial, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão. Nas Américas, o número é de aproximadamente 50 milhões. No Brasil, as estatísticas indicam mais de 11 milhões de pessoas com depressão. Este ano, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), atenta aos números crescentes, definiu o assunto como tema para o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, promovendo amplo debate com diversos especialistas.
A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza profunda e duradoura, além de outros sintomas, e que dispõe hoje de tratamentos modernos para alívio do sofrimento que acarreta, podendo ser superada com tratamento específico. A doença é muito frequente em pessoas com mais de 60 anos, mas pode se manifestar em qualquer idade e em qualquer fase da vida, apesar das diferentes características e sintomas para grupos específicos a exemplo de adolescentes, idosos e mulheres em fase pós-parto. A família exerce um papel fundamental no processo, podendo ser motivadora para busca de tratamento. “A depressão afeta não só você, mas os que estão à sua volta: sua família, seus amigos e colegas. Devido ao estigma associado à depressão, poucos querem falar sobre ela.”, afirma Clarissa F. Etienne, diretora da OPAS/OMS.
O tema da campanha lançada pela OPA/OMS para 2017 é “Let´s Talk” (“Vamos conversar”, em português). O principal objetivo é desmistificar o estigma de que depressão é uma necessidade do indivíduo atrair a atenção dos outros para si mesmo, minimizando a possibilidade da doença. A iniciativa reforça que conversar é o primeiro passo para a solução e que existem formas de prevenir, tratar e superar a depressão, considerando que ela pode levar à graves consequências.
Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde; http://www.paho.org.