Atendimento a pacientes e familiares 24h:
0800 400 4550
Redes Sociais

Blog

Notícias

CASE TÉCNICO DA ASSISTE VIDA É PREMIADO EM 1º LUGAR NO SIBRAD 2016-SP.

O já tradicional Simpósio Brasileiro de Atenção Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein- SIBRAD XIII, realizado em São Paulo nos dias 11 e 12 de novembro, premiou o case técnico da Assiste Vida, empresa baiana, com o primeiro lugar na categoria “Relato de Experiência”.
O evento deste ano teve como tema central “Modelos Inovadores e Sustentáveis para o Avanço da Atenção Domiciliar no Brasil” e premiou com primeiro, segundo e terceiro lugar, trabalhos técnicos em duas categorias: Científica e Relato de Experiência. O case da Assiste Vida, teve como título “Percepção de Sobrecarga e Presença de Sintomas Osteomusculares em Cuidadores de Pacientes em Paliação sob Assistência Domiciliar”, e abordou o nível de sobrecarga e exposição física, psíquica e social daqueles que cuidam de pacientes em internação domiciliar.
O trabalho foi desenvolvido a partir da percepção da empresa de que a identificação e atendimento às necessidades dos Cuidadores de pacientes constitui um dos pilares dos serviços de Home Care e que, assim, o Cuidador não pode ser percebido apenas como um recurso em beneficio do paciente, precisando também ser alvo da atenção da equipe de saúde. O estudo foi realizado com base em 26 Cuidadores voluntários. Os resultados evidenciaram que 100% dos avaliados sentiam-se sobrecarregados, havendo uma variação nesta percepção, entre moderada (15%), moderada à severa (62%) e severa (23%). A presença de sintomas osteomusculares foi evidenciada em 92% dos cuidadores avaliados. Integraram a equipe técnica responsável pela autoria do trabalho: Itana Costa (enfermeira), Tatiana Maita (fisioterapeuta), Daniela Souza (psicóloga), Ana Paula Almeida, Cristina Sacramento e Tayse Castro (fisioterapeutas).
A partir do estudo realizado, a Assiste Vida criou o “Curso de Aprimoramento para Cuidadores de Pacientes sob Assistência Domiciliar”. O curso é ministrado por equipe técnica multidisciplinar e oferece treinamento e acolhimento para que os Cuidadores sejam aperfeiçoados no sentido de cuidar dos pacientes de maneira cada vez mais adequada. O conceito é cuidar de quem cuida. No segundo semestre do corrente ano, a empresa já treinou quatro turmas de Cuidadores e promete não parar por aí.